7 Motivos para que a SMS ainda (e cada vez
mais) faça sentido para comunicar
O corpo já dói de estar sentado a planear a campanha de
comunicação. Os olhos já só vêem manchas no ecran do computador. Há muito
passou a meia-noite mas esta tarefa tem de estar concluída hoje.
Para a semana é (escolha a hipótese)
Para a semana é (escolha a hipótese)
- Lançado o novo
produto
- Aberto o novo
espaço
- O inicio da
campanha de regresso às aulas...
E tudo tem que estar nas mãos das agências amanhã às
9:00(hoje, afinal já passa da meia-noite) .
É preciso coordenar com os media, recrutar os distribuidores
de panfletos, enviar as press-releases, tratar das redes socias... a cabeça
bate contra o tecladoooooooooooo.
Do outro lado da(o)
(escolha a hipótese)
- Rua, cidade, pais,
continente, planeta
...o leitor faz parafusos na cama, não consegue dormir. O
negócio é pequeno, e sabe que tem que se dar a conhecer localmente. Pensou em
produzir uns panfletos para distribuir nos semáforos e até já fez a sua página
de Facebook. Tem um espaço apelativo, e vai impor dinamismo com promoções e
eventos constantes, já tem tudo na cabeça.
Tenha ou não Departamento de Marketing, seja pequeno ou de
grande dimensão, o negócio precisa de passar a sua mensagem. Esta é uma lei. A
forma de o fazer é que varia de acordo com o tipo de mensagem que quer passar,
o orçamento, a estratégia. Aqui não há certos nem errados à partida.
A gestão dos recursos ajuda a planificar o plano de
comunicação (colaboradores, tempo, dinheiro, processos, canais de comunicação,
etc...) e terão de ser medidas as taxas de sucesso em várias vertentes.
Mas o que é que isto tem a ver com o titulo do artigo?
Nota prévia: o que vou expor a seguir não é a panaceia de
todos os males, não cura doenças, e não substitui boas práticas no planeamento de
comunicação. O que permite é um fluxo mais rápido, menos oneroso, e com
impacto. Estou a falar da velhinha SMS.
“Mas isso já é tão batido, já toda a gente utiliza!”
...também os media, prospetos, e cada vez mais as redes
sociais, já para não falar nas promoções porta-a-porta.
Então porque é que o SMS (ainda) pode ser interessante?
1 - Pela RAPIDEZ – desde o momento da planificação, ao
envio, até à recepção podem decorrer...minutos.
2 - Pela EFICÁCIA –
as pessoas podem não estar em casa para receberem os folhetos, não verem televisão
ou ouvirem rádio e perderem o anúncio, não terem Facebook ou não terem dados no
telefone, ou estiveram fora alguns dias e não leram jornais. Mas o telemóvel
está sempre presente.
3 - Pela
PERSONALIZAÇÃO – se as mensagens foram personalizadas e devidamente
segmentadas, o receptor sente que a marca pensou nele
4 - Pelo INVESTIMENTO
– que outro meio garante a taxa de leitura superior a 90% com o preço unitário
que a SMS tem?
5 – Pela VIRALIDADE – a SMS pode ser reencaminhada e é lida
no receptor porque ela própria foi personalizada pela pessoa que a reenviou
6 – Pela INTEGRAÇÃO – sabemos quem recebeu, e se a mensagem
assim o permitir, se a pessoa foi ao evento, loja ou promoção, medindo taxas
efetivas de sucesso
7 – Pela OPORTUNIDADE – enviar uma SMS de promoção de uma
churrasqueira, duas horas antes de um jogo de futebol decisivo? Enviar uma
mensagem de parabéns pelo aniversário do seu filho? Que outros canais podem,
com esta taxa de leitura e investimento reduzido, permitir esta adequação à
situação?
Mas, há uma grande nota a fazer: a base de dados. E a
criação e gestão da base de dados faz toda a diferença, e este trabalho, seja
qual for a dimensão do negócio, é o mais relevante.
Às vezes basta o nome e numero de telemóvel, mas outras
vezes é útil ter mais dados. Quanto mais tiver melhor conseguirá segmentar.
Esta segmentação não
será possível na televisão, nos jornais, nos panfletos, e só há pouco tempo nas
redes sociais e no email marketing.
Nos casos em que começámos o artigo, o SMS era um canal a
equacionar, se calhar substituindo outros em que os meios são muito maiores em
termos de recursos e de tempo.
É o canal mais democrático que existe pois está disponível e
é válido para o grande ou para o pequeno negócio.
...e se calhar à meia noite não estava a ver manchas no
computador ou a fazer parafusos na cama.
E a SMS chega mesmo ao outro lado do mundo ao seu cliente mais remoto.

Sem comentários:
Enviar um comentário